Cuidados que possam evitar quedas na terceira idade

Fraturas e quedas são muito comuns entre idosos e suas consequências podem ser bem graves.

Alguns cuidados simples podem prevenir estes acidentes melhorando a qualidade de vida na terceira idade.

O sucesso para conseguir a melhor saúde óssea possível e minimizar os riscos de uma fratura osteoporótica depende de duas estratégias: acumular o máximo de massa óssea possível até os trinta anos de idade e depois diminuir a taxa de perda óssea relacionada ao envelhecimento a partir dessa idade.

Os exercícios, a ingestão adequada de cálcio e minimizar as alterações hormonais que causam perdas ósseas, são essenciais para o êxito.

Caminhadas e a musculação terapêutica, que respeita os limites e necessidades dos idosos são boas opções.

Doenças como a osteoporose enfraquecem muito os ossos, o que aumenta significativamente o risco de fraturas. O mais indicado é consultar um médico para identificar o problema e iniciar o tratamento, pois a doença é “silenciosa” e o paciente não sente dores.

Além disso, mudanças em casa, especialmente se o idoso mora sozinho,  são fundamentais já que 90% das quedas acontecem no ambiente doméstico.

A casa deve ser bem iluminada, sem tapetes que possam levar o idoso a queda . Os interruptores devem estar ao alcance das mãos e os corredores precisam ser largos, já que muitos idosos usam bengalas, andadores e cadeiras de rodas para sua locomoção.

O banheiro é o ambiente de maior risco. Cerca de 60% das quedas acontecem no simples trajeto da cama para o banheiro. Por isso, se o idoso morar sozinho é indicado o uso de fraldas geriátricas, para que não haja a necessidade de se levantar durante a noite. Ainda, antiderrapantes no piso do banheiro e barras de apoio dentro do Box são importantes na prevenção de acidentes.

Mas a melhor prevenção para evitar ao máximo os acidentes é que o idoso nunca fique sozinho e tenha sempre que possível a companhia de um familiar ou um profissional cuidador de idoso para auxilia-lo a realizar as tarefas que lhe são limitadas.

E nos casos que mesmo tendo sido tomado todos os cuidados o idoso tenha se acidentado é importante ter a presença de um profissional cuidador de idoso que irá ajuda-lo em sua reabilitação proporcionando-lhe uma melhora mais rápida e segura .

A presença do profissional cuidador de idoso é uma garantia tanto ao paciente quanto para a família de que o paciente estará sendo cuidado com segurança e carinho.

Agência de Cuidadores