Infarto do Miocárdio

É possível a pessoa estar enfartando e realizando as tarefas do dia a dia? Sim! Conhecido como ataque cardíaco, o infarto do miocárdio é causado pela obstrução de uma artéria coronariana e a consequente ausência ou redução da circulação sanguínea na região do coração irrigada por aquela artéria. O quadro clínico característico é dor torácica intensa e prolongada, queimação nas regiões próximas ao coração, suor frio, palidez, náuseas, vômitos e desmaio.

Mas o infarto coronariano é sempre súbito? De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia sim, porém em alguns casos a pessoa pode manifestar sintomas horas ou até dias antes do infarto. Essa condição pode indicar que já há obstrução de uma artéria coronária.

A condição clínica deve ser prontamente reconhecida. Não se pode subestimar uma dor no peito intensa. A terapia deve ser individualizada conforme idade, gravidade e sintomas do paciente.

Além disso, a rotina de avaliação cardiovascular preventiva propicia o diagnóstico antes mesmo dos sintomas serem reconhecidos, com menor risco ao paciente. Muitos pacientes convivem muito tempo com esses sintomas iniciais, e conseguem fazê-lo porque o corpo encontra meios de manter seu funcionamento. O indivíduo continua vivendo mas, os sintomas passam a ser limitantes e servem de alerta para que o paciente procure o atendimento médico. As vezes o próprio paciente contribui para postergar a procura de ajuda médica. Muitas vezes o indivíduo limita seus esforços como forma inconsciente de se proteger.

Quando acontece o infarto a pessoa pode viver com sequelas para o resto de sua vida, tendo assim dificuldades para realizar até mesmo pequenas tarefas diárias. Nesta situação uma indicação é a contratação de um profissional cuidador de idoso que irá ajudar o paciente a levar uma vida mais segura e tranquila. O profissional cuidador de idoso está orientado e treinado para realizar todas as funções necessárias para que aos poucos o paciente possa ir tendo uma rotina diária sem grandes limitações. E, com a orientação e autorização de um Fisioterapeuta os profissionais cuidadores de idosos podem realizar alguns exercícios básicos promovendo assim um avanço mais rápido na melhora do paciente.

Agência de Cuidadores